Aprender Sempre

Calendário

    Categorias ▾
    • Bate-papo
    • Curso
    • Mesa redonda
    • Oficina
    • Painel de discussão
    • Palestra
    • Seminário
    • Workshop

    Agenda

    + Expandir Todos − Fechar Todos Hoje
    1. out
      13
      qui

      1. Redes Sociais: Oportunidades de diálogo com a comunidade – MOGI DAS CRUZES
        10:00 – 17:00

        Curso com Thiago Costa

         

        INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI

         

        O curso apresenta as principais mudanças comportamentais causadas pelo impacto de novas tecnologias, com destaque para as mídias sociais. Aliadas às bases teóricas da Comunicação e da Psicologia, essas mídias criam oportunidades inovadoras para interação com a comunidade. O uso de estratégias digitais práticas, eficientes e de baixo custo, dinamizam e enriquecem o diálogo das bibliotecas com seus atuais e futuros usuários.

        Conteúdo

        • Mudanças na percepção causadas pela web;
        • Novo perfil do cidadão digital;
        • Interatividade;
        • Desafios para instituições e pessoas;
        • Impactos pessoais e institucionais;
        • Dicas para o melhor uso das redes sociais.

        Thiago Costa é jornalista e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e especialista em Marketing pela FAAP. Trabalha desde 2000 na área de comunicação, especialmente no relacionamento entre pessoas (Comunicação Interna) e marcas (Comunicação Externa). É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenador do curso de Comunicação em Mídias Sociais da FAAP.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Redes Sociais: Oportunidades de diálogo com a comunidade – MOGI DAS CRUZES
    2. out
      24
      seg

      1. Inovação e empreendedorismo em bibliotecas – SÃO PAULO
        10:00 – 17:00

        Curso com Valéria Valls

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 26 DE SETEMBRO.

         

        O objetivo do curso é apresentar e discutir a gestão da criatividade e ideias, cultura da inovação e fundamentos de empreendedorismo e intraemprendedorismo no contexto das bibliotecas, sensibilizados os participantes a uma aplicação prática dos conhecimentos.

        Conteúdo

        • Breve panorama sobre inovação e sua aplicação em bibliotecas
        • A inovação e o empreendedorismo
        • O intraempreendedorismo na biblioteca
        • Tendências futuras e troca de experiências

        Valéria Valls, possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV. É coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Primeira Tesoureira (Gestão 2014-2016) da ABECIN – Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação.  Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Inovação e empreendedorismo em bibliotecas – SÃO PAULO
    3. nov
      7
      seg

      1. 9º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS (dia inteiro)
        nov 7 – nov 9
        INSCRIÇÕES GRATUITAS, CLIQUE AQUI
         Inspirar, fortalecer, transformar

        O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural as mais de 800 bibliotecas existentes nos 645 municípios paulistas.

        Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura e do programa Viagem Literária, o Seminário Biblioteca Viva é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da São Paulo – SisEB, coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação do livro e do gosto pela leitura no Estado de São Paulo.

        Evento que vem se consolidando anualmente desde 2008, o Seminário Biblioteca Viva chega à sua 9ª edição apresentando uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes e convidados, brasileiros e internacionais, é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.

        A partir deste fortalecimento individual, abrem-se oportunidades para desencadear ações transformadoras nas unidades que interagem diretamente com o público de cada município, repercutindo na melhoria dos serviços prestados e na consolidação do nosso patrimônio cultural. Assim, promove-se a afirmação da cidadania que contribui para construção de uma sociedade consciente de seus valores individuais e coletivos.

        São os pequenos movimentos do cotidiano, empreendidos por centenas de pessoas que integram as equipes das nossas bibliotecas, que fazem circular o espírito criativo entre profissionais e usuários, facilitando a fruição literária e o acesso à informação qualificada para acompanhar as mudanças do nosso tempo.

        Tendo o livro, a leitura e a literatura como ponto de convergência, as bibliotecas de acesso publico são ambientes que reúnem imenso potencial para promover a interligação das diferentes correntes da nossa cultura. Essa aptidão natural propicia oportunidades de convivência social e de consumo cultural enriquecedores.

        A biblioteca viva que aspiramos precisa ouvir, refletir, debater, acolher, registrar e promover a circulação de ideias. Para tanto, precisa se fortalecer continuamente para transformar a paisagem cultural de suas comunidades. E essa transformação começa pelas pessoas. Começa em cada um de nós que estamos aqui em busca de inspiração e de mais conhecimento para exercer a nossa vocação.

        Bem-vind@s ao 9º Seminário Biblioteca Viva!

        Programação e mais informações: www.bibliotecaviva.org.br

        +
        9º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS (dia inteiro)
    4. nov
      22
      ter

      1. Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – ARAÇATUBA
        10:00 – 17:00

        Curso com Beth Ziani

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 21 DE OUTUBRO.

         

        Objetivo

        Estimular a leitura e sensibilizar os participantes para as diversas possibilidades de trabalho e diálogos com o texto literário, empregando técnicas, linguagens e expressões artísticas, como áudio, vídeo, fotografia, música e bordado.

        Programa e metodologia

        • O que é leitura?
        • Literatura narrada – textos em voz alta;
        • Audição de textos; a percepção e a escuta,
        • Literatura e imagem – fotos, vídeo e bordado,
        • Oficina prática: literatura bordada.

        Beth Ziani é doutoranda em Literatura pela USP, professora, autora de livros e pesquisadora da literatura brasileira, com especialização na obra de Guimarães Rosa. Realiza oficinas para bibliotecários e educadores em vários Estados.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – ARAÇATUBA
    5. nov
      23
      qua

      1. Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – CAFELÂNDIA
        10:00 – 17:00

        Curso com Beth Ziani

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 21 DE OUTUBRO.

         

        Objetivo

        Estimular a leitura e sensibilizar os participantes para as diversas possibilidades de trabalho e diálogos com o texto literário, empregando técnicas, linguagens e expressões artísticas, como áudio, vídeo, fotografia, música e bordado.

        Programa e metodologia

        • O que é leitura?
        • Literatura narrada – textos em voz alta;
        • Audição de textos; a percepção e a escuta,
        • Literatura e imagem – fotos, vídeo e bordado,
        • Oficina prática: literatura bordada.

        Beth Ziani é doutoranda em Literatura pela USP, professora, autora de livros e pesquisadora da literatura brasileira, com especialização na obra de Guimarães Rosa. Realiza oficinas para bibliotecários e educadores em vários Estados.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – CAFELÂNDIA
      2. Serviços de informação ao cliente: do atendimento presencial ao virtual – GUARAREMA
        10:00 – 17:00

        Curso com Adriana Maria de Souza

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 24 DE OUTUBRO.

         

        O curso apresenta informações e habilidades para prestação de serviço de informação de excelência, assegurando o contínuo aprimoramento das equipes e a satisfação das exigências qualitativas dos novos usuários das bibliotecas públicas

        Conteúdo

        • Serviço de atendimento ao cliente: conceitos
        • O que é atendimento?
        • O que você pode fazer?
        • Monte seu plano de ação
        • A visão de processos em serviços informais
        • Introdução ao mapeamento de processos
        • Plano de ação
        • A comunicação com o cliente
        • As conexões com o cliente: presencial, telefônico e online
        • Plano de ação

        Adriana Maria de Souza é mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. Atua como consultora em Unidades de Informação.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Serviços de informação ao cliente: do atendimento presencial ao virtual – GUARAREMA
    6. nov
      24
      qui

      1. Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – OURINHOS
        10:00 – 17:00

        Curso com Beth Ziani

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 21 DE OUTUBRO.

         

        Objetivo

        Estimular a leitura e sensibilizar os participantes para as diversas possibilidades de trabalho e diálogos com o texto literário, empregando técnicas, linguagens e expressões artísticas, como áudio, vídeo, fotografia, música e bordado.

        Programa e metodologia

        • O que é leitura?
        • Literatura narrada – textos em voz alta;
        • Audição de textos; a percepção e a escuta,
        • Literatura e imagem – fotos, vídeo e bordado,
        • Oficina prática: literatura bordada.

        Beth Ziani é doutoranda em Literatura pela USP, professora, autora de livros e pesquisadora da literatura brasileira, com especialização na obra de Guimarães Rosa. Realiza oficinas para bibliotecários e educadores em vários Estados.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor – OURINHOS
    7. dez
      1
      qui

      1. Serviços de informação ao cliente: do atendimento presencial ao virtual – JUNDIAÍ
        10:00 – 17:00

        Curso com Adriana Maria de Souza

         

        INSCRIÇÕES A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO.

         

        O curso apresenta informações e habilidades para prestação de serviço de informação de excelência, assegurando o contínuo aprimoramento das equipes e a satisfação das exigências qualitativas dos novos usuários das bibliotecas públicas

        Conteúdo

        • Serviço de atendimento ao cliente: conceitos
        • O que é atendimento?
        • O que você pode fazer?
        • Monte seu plano de ação
        • A visão de processos em serviços informais
        • Introdução ao mapeamento de processos
        • Plano de ação
        • A comunicação com o cliente
        • As conexões com o cliente: presencial, telefônico e online
        • Plano de ação

        Adriana Maria de Souza é mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. Atua como consultora em Unidades de Informação.

        Público-alvo: profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

        +
        10:00
        Serviços de informação ao cliente: do atendimento presencial ao virtual – JUNDIAÍ